A Associação Comercial e Industrial de Buritama (ACIB) foi fundada em 16 de março de 1982. O município de Buritama foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 233, de 24 de dezembro de 1948, sendo desmembrado do município de Monte Aprazível, ocupando uma área de 326 km2. A população estimada, em 2020, é de aproximadamente 17.281 habitantes.
Em meados de 1917, algumas famílias se estabeleceram na região compreendida entre os ribeirões dos Ferreira e Mato Grosso, formando um povoado que ficaria conhecido como Palmeiras. Passado dois anos, a designação foi alterada para Buriti, espécie de palmeira comum na região. A prosperidade da agricultura foi grande e atraiu novos agricultores, permitindo que o município conquistasse emancipação política. Recebeu o nome de Buritama, que em tupi significa uma espécie de palmeira parecida com o buriti.
Em 1982, foi fundada a ACIB, compromissada em unir a classe empresarial da cidade, defendendo, amparando e orientando em seus interesses. Desde sua fundação até os dias de hoje, a entidade tem participado de ações em defesa da classe que representa.
Acompanhando atentamente as mudanças da economia, a globalização e as transformações da sociedade brasileira, a ACIB congrega nos dias de hoje mais de 233 associados pessoas físicas e jurídicas que exploram atividades comerciais, industriais, de prestação de serviços, transportes, seguros, de difusão e divulgação, ligadas as mais diferentes atividades econômicas. A atuação da entidade tem como base a prestação de serviços aos seus associados, onde o fornecimento de informações através do SCPC se destaca, o que garante aos comerciantes melhores condições na gestão dos negócios.